Peelings Químicos:
Procedimento médico que consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias (ácidos) que promovem a esfoliação cutânea e estimulam a renovação celular.
Os peelings melhoram a textura da pele, clareiam manchas, atenuam rugas finas e cicatrizes de acne, além de estimular a renovação do colágeno que dá melhor firmeza à pele. Podem ser utilizados também para tratamento de estrias recentes.
Existem diversos tipos de ácidos utilizados nos peelings. Cada um apresenta uma indicação específica e deve ser escolhido conforme o tipo da pele de cada paciente. Por isso, o dermatologista é o profissional indicado para melhor indicar o seu peeling.
Os peelings podem ser classificados em superficiais, médios ou profundos de acordo com a camada da pele que o mesmo vai atingir
Tipos de peelings:
- Peeling de ácido retinóico
- Peeling de ácido glicólico
- Peeling de ácido salicílico
- Peeling de ATA (ácido tricloroacético)
- Peeling de Jessner
- Peeling de fenol
- Peeling de ácido tioglicólico
- Peelings combinados (quando mais de um ácido é utilizado)
- Peeling BIOMEDIC
Indicações:
Rejuvenescimento cutâneo da face, pescoço e colo;
Renovação celular;
Uniformização da pele;
Atenuação de cicatrizes;
Clareamento de manchas na pele;
Diminuição da oleosidade e cravos;
Suavização de poros dilatados;
Melhora do envelhecimento causado pelo sol;
Melhora do aspecto das estrias recentes.
O Procedimento:
É uma técnica não-cirúrgica, rápida que pode ser realizada no consultório.
O nível da dor vai variar conforme a profundidade do peeling e o tipo de ácido utilizado, sendo pequena como uma leve ardência nos peelings superficiais. Em geral o procedimento é rápido e dura cerca de 30 minutos.
O número de sessões varia conforme a indicação clínica e o paciente, em geral entre 3 a 5 sessões. Os resultados começam a ser percebidos logo após a 1ª sessão.
Logo após o procedimento, a pele fica levemente vermelha o que dura cerca de 24h. Em 24 a 48h, a pele começa a descamar. Dependendo do caso, ocorre uma descamação leve até intensa e durante a consulta o seu dermatologista lhe esclarecerá qual será o seu caso. Nos peelings mais superficiais, em geral esta descamação dura 5 dias enquanto nos médios dura em torno de 10 dias.
Antes do inicio do peeling, a pele pode ser preparada com a utilização domiciliar de fórmulas contendo ácidos e despigmentantes durante 15 a 30 dias.